quinta-feira, 20 de agosto de 2015

O BATISMO COM FOGO É O DOM DE LÍNGUAS?




"E eu, em verdade, vos batizo com água, para o arrependimento; mas aquele que vem após mim é mais poderoso do que eu; cujas alparcas não sou digno de levar; ele vos batizará com o Espírito Santo, e com fogo." (Mateus 3:11)

Antes de mais nada quero esclarecer que: nenhum Reformado nega que o Dom de Línguas aconteceu nas Escrituras. A grande contestação é se ele realmente acontece hoje da forma vista nas igrejas modernas! Claro que Deus é soberano para fazer o que quer. Porém  analisando posteriormente a história da Igreja, depois do advento neotestamentário, verificando os grandes avivamentos históricos (procedentes de crentes repletos do Espírito Santo), nenhum deles manifestaram o Dom de Profecia (revelação direta de Deus), nem a glossolalia (falar em línguas). Somente em atos isolados e subjetivos, devido a uma crença mística que culminou na Idade Média. O Dom de Línguas como hoje conhecemos, surgiu na história da Igreja tão-somente no acontecimento da Rua Azuza.

História a parte irei comentar o texto que comecei esse artigo, e, o grande erro na interpretação da Teologia Pentecostal sobre o texto de Mateus, que tem seu paralelo em Lucas 3:16, pois esse é sem sombra de dúvidas uma das passagens mais usadas para sustentar o dom de "línguas estranhas", e, já ouvi muitas e muitas pregações de pastores pentecostais sobre ele. Analisemos o texto:

O que João Batista está falando sobre o Batismo que Jesus efetuará? São dois Batismos: um com o Espírito Santo e outro com fogo. A sugestão Pentecostal é que o batismo com fogo é o dom de línguas. Se assim for, os irmãos pentecostais lançaram fora o restante da passagem que reza:

"Em sua mão tem a pá, e limpará a sua eira, e recolherá no celeiro o seu trigo, e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (Mateus 3:12)

João Batista faz o contraste de dois tipos de pessoas e dois tipos de batismo. As pessoas são o TRIGO e a PALHA. 

O Batismo do Espírito Santo de Mateus 3:11, tem associação direta com a figura do texto no verso 12 que diz:   "...e recolherá no celeiro o seu trigo", ou seja, o Batismo do Espírito Santo está se referindo aos SALVOS!!!! Aqueles que são selados:

"E não entristeçais o Espírito Santo de Deus, no qual estais selados para o dia da redenção." (Efésios 4:30)

"Em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;" (Efésios 1:13)

"O qual também nos selou e deu o penhor do Espírito em nossos corações." (2 Coríntios 1:22)

MAS E O BATISMO DE FOGO?  Ora este possui ASSOCIAÇÃO DIRETA COM OS PERDIDOS:

"...e queimará a palha com fogo que nunca se apagará." (Mateus 3:12)

A passagem do "batismo com fogo", em Mateus 3:11, é ligada diretamente com a palha (perdidos) que por sua vez se conecta ao "fogo inextinguível" do verso 12. Esse texto está totalmente relacionado no contexto direto com a perdição dos descrentes. Notemos agora seus contextos remotos (aqueles que estão em outras passagens):

"Eles os lançarão na fornalha ardente e ali haverá pranto e ranger de dentes." (Mateus 13:42) 

"Naquele lugar, os teus vermes devoradores não morrem, e as chamas nunca se apagam." (Marcos 9:48) 

"...todavia queimará a palha com o fogo que jamais se apaga”. (Lucas 3:17b) 

"Ora, por intermédio da mesma Palavra, os céus e a terra que hoje existem estão também preparados para o fogo, reservados para o Dia do Juízo e para a total destruição dos ímpios. " (2 Pedro 3:7)

"De maneira semelhante a estes, Sodoma e Gomorra e as cidades circunvizinhas entregaram-se à imoralidade e a todo tipo de depravação sexual. Estando sob o castigo do fogo eterno, essas cidades nos servem de exemplo." (Judas 1:7)

Irmãos pentecostais se vocês acham que João Batista estava falando de "línguas estranhas" quando se referiu no BATISMO COM FOGO, estão enganados. Desde a Antiga Aliança a figura do fogo queimando a palha no dia do juízo é registrada. Um exemplo disso está no texto:

Pois, com toda a certeza, vem o Dia, em fogo ardente, mais que uma fornalha! Todos os arrogantes e todos os maldosos queimarão como palha seca na fogueira, e aquele grande Dia vem se aproximando depressa; não sobrará raiz nem ramo algum!” Assevera o SENHOR dos Exércitos." (Malaquias 4:1)

Sei que muitos estão sinceramente enganados com relação a isso. E o que foi dito no texto serve para edificação dos cristãos, para uma comunhão cada vez mais genuína com Cristo e não para ruína.

Em Cristo ;)

Rômulo Lima
(Acadêmico em Teologia e Apologética Aplicada)

6 comentários:

  1. Boa tarde Rômulo,qual a sua opinião a oferta de sacrifício que algumas igrejas pregam nos dias de hj,vc acha correto ou que a oferta deve ser de gratidão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Bom dia!

      Quando uma congregação cristã trata a oferta ou Dízimo como sacrifício, isso torna-se uma atitude que vai na contra-mão do Cristianismo Bíblico. Hoje em dia existem dois extremos: os que consideram Dízimos e ofertas como sacrifícios e depositários de bênçãos; e, outros que já alegam que não precisamos ofertar absolutamente nada.

      A Bíblia ensina - e isso faz parte da Teologia Reformada -, que os Dízimos e ofertas são santos:

      "Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor." (Levítico 27:30)

      Uma observação importantíssima a ser feita é que este preceito é mais antigo do que a Lei de Moisés. A primeira menção do Dízimo está relacionada com os patriarcas:

      "E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos. E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo." (Gênesis 14:20)

      Isso é confirmado na Nova Aliança: "Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas." (Hebreus 7:6)

      Jacó também seguiu o exemplo de seu avó a aceitar Deus como seu Senhor e guia: "E esta pedra que tenho posto por coluna será casa de Deus; e de tudo quanto me deres, certamente te darei o dízimo." (Gênesis 28:22)

      A grande questão é que depois do Êxodo, com a entrega da Lei, o Dízimo e ofertas passaram a ser obrigatórios:

      "E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação." (Números 18:21)

      E bem verdade que na Nova Aliança o preceito do Dízimo como ordenança parece ser suspenso. O apostolo Paulo ensina aos cristãos a ofertarem alegremente:

      "Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria." (2 Coríntios 9:7)

      Porém o que percebemos nos Evangelhos é que os fariseus davam o Dízimos e ofertas de tudo:

      "Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas! pois que dizimais a hortelã, o endro e o cominho, e desprezais o mais importante da lei, o juízo, a misericórdia e a fé; deveis, porém, fazer estas coisas, e não omitir aquelas." (Mateus 23:23)

      E segundo Jesus, nós cristãos, devemos exceder em tudo a justiça dos fariseus. Ir bem mais além do legalismo:

      "Porque vos digo que, se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de modo nenhum entrareis no reino dos céus." (Mateus 5:20)

      Devemos viver acima da lei, acima de ordenanças - pela fé -, não nas obras, mas nos santificando com elas. A grande questão é a exploração que certos líderes (donos de igrejas) realizam por aí são demasiadamente anti-Bíblicas.

      Os 10% e as ofertas são apenas um sistema elaborado para mantimento da congregação e dos que vivem do Evangelho, não uma obrigação que deve ser imposta aos crentes como acontece em muitas igrejas. Tê-los como sacrífico é retornar a Antiga Aliança e querer adquirir o dom de Deus por meio de barganhas como fez o rei Saul e Simão, o mago.

      Pedro em sua primeira carta nos dá um ensinamento muito profícuo sobre o assunto, mostrando que o sacrifício foi efetuado de uma únicas vez não com bens materiais, mas sim por Cristo Jesus:

      "Porquanto, estais cientes de que não foi mediante valores perecíveis como a prata e o ouro que fostes resgatados do vosso modo de vida vazio e sem sentido, legado por vossos antepassados. Mas fostes resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como de Cordeiro sem mácula ou defeito algum." (1 Pedro 1:18-19)

      Em Cristo. :)

      Excluir
  2. Concordo com tudo que foi dito, só Deus para nos dar discernimento! A paz!

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que foi dito, só Deus para nos dar discernimento! A paz!

    ResponderExcluir
  4. Prezado irmão,
    Quando tinha 16 anos de idade o Espírito Santo desceu sobre mim e uma bola de fogo me queimou até nos ombros, mas eu não sabia que em Atos 2 esta escrito que desceu sobre os discípulos no Pentecostes algo como uma chama de fogo. o Espírito Santo andou ao meu lado por 3 dias e depois ele estava conversando comigo sobre o que é capaz de fazer, mas eu não sabia que estava escrito no Novo Testamento que o Espírito Santo conversava pessoalmente com Pedro. Depois um irmão estava com um problema e o Espírito Santo me disse o quê dizer para ele; depois disto o Espírito Santo continuou comigo e sei que ele está comigo, mas não me sinto cheio do Poder dele, pois o Novo Testamento diz que alguns discípulos foram novamente cheios é isto demonstra é possível a pessoa se esvaziar do poder do Espírito Santo, sendo que o texto bíblico também diz: "mas recebereis poder ao descer sobre vós o Espírito Santo" e eu não sabia que existia esse texto na Bíblia, mas me senti cheio do poder de Deus. Atualmente escrevi um livro de 190 páginas, onde contexto as teorias atuais que dizem que o Espírito Santo não está mais agindo como no passado, sendo que antes que eu fosse batizado com o Espírito Santo uma irmã profetizou para mim falando em línguas estranhas que seria batizado dentro de pouco tempo. Quando o Espírito Santo conversou comigo ele deixou uma mensagem para mim e o Espírito Santo me disse, que se os homens soubessem quem Ele é jamais se levantariam uns contra os outros. O meu livro ainda não foi publicado, mas ele contesta e prova que as teorias que dizem que o Espírito Santo não opera mais hoje estão erradas. Estou à disposição de qualquer pessoa que quiser usar as novas tecnologias que detectam se a pessoa está dizendo a verdade, para que possam saber que o que acabei de dizer é verdade.
    Cosidero muito os irmãos que não são pentecostais, mas para mim erraram, o batismo com Espírito Santo não é a simples vinda do Espírito Santo na conversão do batismo, mas uma experiência maior, porém não tenho como esplicar isto aqui, pois estou sem condições de prolongar o assunto.
    Se o meu e-mail aparecer na área administrativa do seu blogue, pode entrar em contato comigo, que estou a disposição.
    Seu assunto sobre a palha paresse ser contraditório.
    Sobre o dízimo, concordo com você, o meu livro sobre o dízimo já está com 40 páginas, mas ainda não terminei por motivo de doença.
    A paz de Cristo meus irmãos reformados.

    ResponderExcluir
  5. Para visualizar o meu e-mail é clicar em aprendendo na Net e na tela que abrir clique do lado direito na letra p na parte de cima, ou então deve aparecer na área administrativa onde mostra quem acessou seu blogue.

    ResponderExcluir