"Lembra-te do dia do shabbãth, sábado, para santificá-lo." (Êxodo 20:8)
Há uma imensa falácia no silogismo apresentado pelos sabatistas (Judeus, Adventistas do Sétimo Dia e religiões que guardam o sábado). Não devemos guardar o Sábado simplesmente porque há razões para não se estribar em qualquer dia de guarda com o intuito de tornar legalista a salvação pela GRAÇA:
"Ou não lestes na Lei que, aos sábados, os sacerdotes no templo violam o sábado e, contudo, são desculpados?" (Mateus 12:5)
Diante de tal pensamento falacioso devo também perguntar aos sabatistas: Os sacerdotes no templo poderiam ter outro deus diante de Yahweh e ficar sem culpa? Poderiam curvar-se diante de imagens? Poderiam tomar o nome de Yahweh em vão? Poderiam desonrar os pais? Cometer adultério, etc, etc etc...??? Obviamente que não!!! E o sábado? Poderiam violar o sábado e ficar sem culpa? A resposta é sim!!! Jesus como Senhor do Sábado e com autoridade de condenar a culpabilidade de quem trabalha nesse dia declarou:
"Entretanto, se vós soubésseis o que significam estas palavras: ‘Misericórdia quero, e não holocaustos’, não teríeis condenado os que não têm culpa." (Mateus 12:7)
Além disso não estamos mais debaixo do Antigo Concerto:
"Contudo, agora, Jesus recebeu um ministério ainda mais excelente que o dos sacerdotes, assim como também a aliança da qual Ele é o mediador; aliança muito superior à antiga, pois que é fundamentada em promessas excelsas. Ora, se aquela primeira aliança não tivesse imperfeições, não seria necessário buscar lugar para a segunda. Porquanto Ele declara, repreendendo o povo por suas faltas: “Dias virão, diz o Senhor, em que estabelecerei com a casa de Israel e com a casa de Judá uma nova aliança. Não conforme a aliança que fiz com seus antepassados, no dia em que os tomei pela mão, para os conduzir até fora da terra do Egito; pois eles não continuaram na minha aliança, e Eu me afastei deles”, assevera o Senhor! “Esta é a aliança que farei com a casa de Israel, passados aqueles dias”, garante o Senhor. “Gravarei as minhas leis na sua mente e as escreverei em seu coração. Eu lhes serei Deus, e eles serão o meu povo, ninguém jamais precisará ensinar o seu próximo, nem o seu irmão, dizendo: ‘Conhece o Senhor’, porque todos me conhecerão, desde o menor deles até o maior. Pois Eu lhes perdoarei a malignidade e não me permitirei lembrar mais dos seus pecados”. Ao proclamar “Nova” esta aliança, Ele transformou em antiquada a primeira. E o que se torna superado e envelhecido, está próximo do aniquilamento." (Hebreus 12:6-13)
O sábado foi abolido: "Farei cessar todo o seu contentamento: suas festas de Lua Nova, os seus shabbãths, (sábados,) e todas as suas festas fixas solenes." (Oseias 2:11)
"...e cancelou a escrita de dívida, que consistia em ordenanças, e que nos era contrária. Ele a removeu completamente, pregando-a na cruz; e, despojando as autoridades e poderes malignos, fez deles um espetáculo público, triunfando sobre todos eles na cruz. Portanto, ninguém tem o direito de vos julgar pelo que comeis, ou pelo que bebeis, ou ainda com relação a alguma festa religiosa, celebração das luas novas ou dos dias de sábado." (Colossenses 2:14-17)
Não devemos guardar um dia especifico em si, mas sim todos os nossos dias, nossas horas, minutos devem ser para glorificar a Deus. Honrar o Senhor com nossas vidas. E mais... Somos salvos não por obras de justiça da Lei, mas sim pela GRAÇA de Deus:
"Porquanto, se é pela graça, já não o é mais pelas obras; caso fosse, a graça deixaria de ser graça." (Romanos 11:6); e, Muitos.. muitos... mais muitos outros textos mesmo!!!
Em Cristo. ;)
Rômulo Lima
(Acadêmico em Teologia e Apologética Aplicada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário