segunda-feira, 30 de março de 2020

A TEOLOGIA E AS DEMAIS CIÊNCIAS




“Acaso, alguém ensinará ciência a Deus, a ele que julga os que estão nos céus?” (Jó 21:22)


A teologia cristã trabalha com duas vertentes, a saber: fé e razão. Ambas são acopladas para com isso gerar suas crenças primordiais, seus estudos doutrinários e dogmas. Como bem elucidou o grande teólogo cristão Agostinho de Hipona:

Compreender para crer, crer para compreender”. 

A fé é à base teológica, e, esta é elucidada pela revelação, a Bíblia. Como Deus é imaterial e não pode ser objeto de estudo por meio do método científico empirista voltado para observação, experimentação e controle, os teólogos usam a revelação como estrutura do estudo, e isso demanda fé. 

Obviamente não há como se provar por meios naturais que Deus é triúno, ou que Cristo nasceu de uma virgem. Porém, mesmo a Bíblia exigindo fé, não quer dizer que não use a razão como instrumento. As Escrituras judaico-cristãs estão repletas de elementos que confirmam a própria ciência natural, principalmente quando se trata da não contradição com leis devidamente estabelecidas. A teologia bem fundamentada e a ciência verdadeiramente instituída não entram em contrassenso. Pelo contrário, ela conversa muito bem com as disciplinas exatas. 

Os textos sagrados confirmavam verdades científicas antes mesmo de suas descobertas. Vemos isso em alguns exemplos:

A gravidade: “O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7);

O ciclo hidrológico: “Todos os rios vão para o mar, e, contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os rios vão, para ali tornam eles a correr.” (Eclesiastes 1:7);

O ar tendo massa e a matéria tendo uma quantidade definida: “Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas.” (Jó 28:25);

E, até mesmo a física atômica: “Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do que é aparente.”.  (Hebreus 11:3) 

A Bíblia também partilha similaridades de estudos com disciplinas humanas como história e filosofia. Aceita as mesmas fontes e regras lógicas - e até certo ponto que não agrida o alicerce da fé -, os mesmos métodos. Desta forma a teologia mostra-se muito adequada como disciplina científica e objetiva do cristianismo.

Rômulo Lima

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