“Acaso, alguém ensinará ciência a Deus, a
ele que julga os que estão nos céus?” (Jó 21:22)
A
teologia cristã trabalha com duas vertentes, a saber: fé e razão. Ambas são
acopladas para com isso gerar suas crenças primordiais, seus estudos
doutrinários e dogmas. Como bem elucidou o grande teólogo cristão Agostinho de
Hipona:
“Compreender
para crer, crer para compreender”.
A
fé é à base teológica, e, esta é elucidada pela revelação, a Bíblia. Como Deus
é imaterial e não pode ser objeto de estudo por meio do método científico
empirista voltado para observação, experimentação e controle, os teólogos usam
a revelação como estrutura do estudo, e isso demanda fé.
Obviamente
não há como se provar por meios naturais que Deus é triúno, ou que Cristo
nasceu de uma virgem. Porém, mesmo a Bíblia exigindo fé, não quer dizer que não
use a razão como instrumento. As Escrituras judaico-cristãs estão repletas de
elementos que confirmam a própria ciência natural, principalmente quando se
trata da não contradição com leis devidamente estabelecidas. A teologia bem
fundamentada e a ciência verdadeiramente instituída não entram em contrassenso.
Pelo contrário, ela conversa muito bem com as disciplinas exatas.
Os
textos sagrados confirmavam verdades científicas antes mesmo de suas
descobertas. Vemos isso em alguns exemplos:
A gravidade: “O norte estende sobre
o vazio; e suspende a terra sobre o nada.” (Jó 26:7);
O
ciclo hidrológico: “Todos
os rios vão para o mar, e, contudo o mar não se enche; ao lugar para onde os
rios vão, para ali tornam eles a correr.” (Eclesiastes 1:7);
O
ar tendo massa e a matéria tendo uma quantidade definida: “Quando regulou o peso do vento e
fixou a medida das águas.” (Jó 28:25);
E, até mesmo a física atômica: “Pela fé entendemos que os mundos pela
palavra de Deus foram criados; de maneira que aquilo que se vê não foi feito do
que é aparente.”. (Hebreus 11:3)
A Bíblia também partilha similaridades
de estudos com disciplinas humanas como história e filosofia. Aceita as mesmas
fontes e regras lógicas - e até certo ponto que não agrida o alicerce da fé -,
os mesmos métodos. Desta forma a teologia mostra-se muito adequada como
disciplina científica e objetiva do cristianismo.
Rômulo Lima
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