“Porque a vida da carne está no sangue; pelo que vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pelas vossas almas; porquanto é o sangue que fará expiação pela alma.” (Levítico 17:11 - Almeida Corrigida e Revisada Fiel)
O ser humano possui parte cabal na escatologia Bíblica. Assim, é de suma importância apresentar um entrosamento a respeito do que é o homem e da sua composição. É muito comum mortalistas, defensores do sono da alma e aniquilacionistas tomarem textos como o supracitado, aplicando um sentido diferente. Uma desconexão hermenêutica na sustentação de que não há no homem uma parte imaterial consciente.
Nesse aspecto da humanidade não pode haver dúvidas sobre a questão da alma e seu uso na Bíblia. Nas Escrituras um único termo pode ter significados totalmente diversos. Devemos examinar a etimologia, a semântica, o contexto cultural da época, a finalidade de um escrito, para quem foi escrito, a aplicação do que foi escrito, etc.
Tomemos a palavra "alma" e vejamos seu significado etimológico e a gama de aplicações que esse mesmo termo pode ser usado.
No Antigo Testamento: נפש (naphash).
No Novo Testamento: ψυχη (psyché).
O verbete "נפש" (naphash) é traduzido por "alma" mais de 500 vezes no Antigo Testamento; e, o verbete "ψυχη" (psyché) é a tradução de "alma", no Novo Testamento, mais de 30 vezes.
Vejamos alguns exemplos e aplicações desse termo tão controvertido:
ALMA COM O SENTIDO DE “POSSUIDORA DA VIDA”, “SOPRO DE VIDA” ou “FÔLEGO DE VIDA”
“Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente.” (Gênesis 2:7)
Nesse sentido o termo “alma”, é aplicado tanto aos homens, como aos animais irracionais:
“Disse também Deus: Povoem-se as águas de enxames de seres viventes; e voem as aves sobre a terra, sob o firmamento dos céus.” (Gênesis 1:20)
“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie: gado, e répteis e bestas-feras da terra conforme a sua espécie. E assim foi.” (Gênesis 1:24)
“E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento. E assim se fez.” (Gênesis 1:30)
Nessa aplicação o termo “alma” não difere dos animais. O “fôlego de vida” dos animais é como o ser humano, pois eles também a tem no mesmo sentido. Foi justamente essa aplicação que Salomão fez o seu diagnóstico de “alma” em Eclesiastes:
“Disse ainda comigo: é por causa dos filhos dos homens, para que Deus os prove, e eles vejam que são em si mesmos como os animais. Porque o que sucede aos filhos dos homens sucede aos animais; o mesmo lhes sucede: como morre um, assim morre o outro, todos têm o mesmo fôlego de vida, e nenhuma vantagem tem o homem sobre os animais; porque tudo é vaidade. Todos vão para o mesmo lugar; todos procedem do pó e ao pó tornarão. Quem sabe se o fôlego de vida dos filhos dos homens se dirige para cima e o dos animais para baixo, para a terra?” (Eclesiastes 3:18-21)
Obviamente não se podem conferir os demais animais com o homem, porque este se constitui à imagem e semelhança de Deus:
“Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
ALMA COMO SANGUE OU ELEMENTO PRIMORDIAL DA VIDA FÍSICA:
“Carne, porém, com sua vida, isto é, com seu sangue, não comereis.” (Gênesis 9:4)
“Qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que comer algum sangue, contra ele me voltarei e o eliminarei do seu povo. Porque a vida da carne está no sangue. Eu vo-lo tenho dado sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma, porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida. Portanto, tenho dito aos filhos de Israel: nenhuma alma de entre vós comerá sangue, nem o estrangeiro que peregrina entre vós o comerá. Qualquer homem dos filhos de Israel ou dos estrangeiros que peregrinam entre vós que caçar animal ou ave que se come derramará o seu sangue e o cobrirá com pó. Portanto, a vida de toda carne é o seu sangue; por isso, tenho dito aos filhos de Israel: não comereis o sangue de nenhuma carne, porque a vida de toda carne é o seu sangue; qualquer que o comer será eliminado.” (Levítico 17:10-14)
Obviamente esse mesmo sentido para o termo “alma” como sinônimo de “sangue”, aplica-se também aos animais irracionais.
ALMA COM O SENTIDO DE “ESTADO PSÍQUICO DO SER HUMANO".
Essa aplicação refere-se aos vários estados de consciência humana:
ALMA COMO SEDE DO DESEJO E APETITE FÍSICO:
“E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para que morramos neste deserto, onde não há pão nem água? E a nossa alma tem fastio deste pão vil.” (Números 21:5)
“Porém, consoante todo desejo da tua alma, poderás matar e comer carne nas tuas cidades, segundo a bênção do SENHOR, teu Deus; o imundo e o limpo dela comerão, assim como se come da carne do corço e do veado.” (Deuteronômio 12:15 )
ALMA COMO ORIGEM DAS EMOÇÕES:
“Acaso, não chorei sobre aquele que atravessava dias difíceis ou não se angustiou a minha alma pelo necessitado?” (Jó 30:25)
“Alegra a alma do teu servo, porque a ti, Senhor, elevo a minha alma.” (Salmos 86:4)
ALMA COMO VONTADE E AÇÃO MORAL:
“No seu conselho, não entre minha alma; com o seu agrupamento, minha glória não se ajunte; porque no seu furor mataram homens, e na sua vontade perversa jarretaram touros.” (Gênesis 49:6)
“De lá, buscarás ao SENHOR, teu Deus, e o acharás, quando o buscares de todo o teu coração e de toda a tua alma.” (Deuteronômio 4:29)
É muito óbvio que o termo “alma” nesse sentido só faz a referência a seres humanos. A pessoas psicológicas!
ALMA NO SENTIDO DE PESSOA, DE INDIVÍDUO:
“E tomou Abrão a Sarai, sua mulher, e a Ló, filho de seu irmão, e toda a sua fazenda, que haviam adquirido, e as almas que lhe acresceram em Harã; e saíram para irem à terra de Canaã; e vieram à terra de Canaã.” (Gênesis 12:5)
“E os filhos de José, que lhe nasceram no Egito, eram duas almas. Todas as almas da casa de Jacó, que vieram ao Egito, foram setenta.” (Gênesis 46:27)
“Porém qualquer que fizer alguma dessas abominações, as almas que [as] fizerem serão extirpadas do seu povo.” (Levítico 18:29)
“Eis que todas as almas são minhas; como a alma do pai, também a alma do filho é minha; a alma que pecar, essa morrerá.” (Ezequiel 18:4)
ALMA COMO EXISTÊNCIA OU VIDA FÍSICA E HUMANA:
“Senhor, mataram os teus profetas e derribaram os teus altares; e só eu fiquei, e buscam a minha alma?” (Romanos 11:3)
“Pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente. O último Adão, porém, é espírito vivificante.” (Coríntios 15:45)
“Assim nós, sendo-vos tão afeiçoados, de boa vontade quiséramos comunicar-vos, não somente o evangelho de Deus, mas ainda a nossa própria alma; porquanto nos éreis [muito] queridos.” (1 Tessalonicenses 2:8)
ALMA COMO DESEJO E INTENÇÃO PSICOLÓGICA:
“Vivei, acima de tudo, por modo digno do evangelho de Cristo, para que, ou indo ver-vos ou estando ausente, ouça, no tocante a vós outros, que estais firmes em um só espírito, como uma só alma, lutando juntos pela fé evangélica.” (Filipenses 1:27)
“Da multidão dos que creram era um o coração e a alma. Ninguém considerava exclusivamente sua nem uma das coisas que possuía; tudo, porém, lhes era comum.” (Atos 4:32)
ALMA COMO EXISTÊNCIA APÓS A MORTE – PARTE IMATERIAL E ETERNA DO HOMEM:
“E não temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei, antes, aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.” (Mateus 10:28)
“Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?” ( Mateus 16:26)
“Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma, e o que tens preparado para quem será?” (Lucas 12:20)
“Quando ele abriu o quinto selo, vi, debaixo do altar, as almas daqueles que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus e por causa do testemunho que sustentavam.” (Apocalipse 6:9)
É nessa última aplicação que os sustentadores de doutrinas estranhas são mais titubeantes. Dão sentidos hermenêuticos completamente distorcidos, e aplicando a “eisegese”, ou seja, levando um conceito ao texto Bíblico. A parte imaterial e eterna do ser humano foi a causa do autor de Hebreus vociferar:
“E, assim como aos homens está ordenado morrerem uma só vez, vindo, depois disto, o juízo.” (Hebreus 9:27)
Em Cristo
Rômulo Lima
(Acadêmico em Teologia e Apologética Aplicada)
Nenhum comentário:
Postar um comentário